blog

Novidades e dicas sobre o mundo Web!!
11
janeiro 2014

ALGUMAS DICAS PARA CRIAÇÃO DE LOGOMARCA

logo_nike
??????

7 dicas práticas para Criação de Logo

Uma lista com 7 dicas práticas que realmente vão te ajudar de criar um logo, do começo ao fim.

Esse excelente post foi retirado do blog lunegreiros, com a intenção de ajudar todos criativos! :)

digo que há um processo melhor do que esperar por uma inspiração para fazer algo. Se criatividade não sai fluída e livremente como ela deveria, vou ajudar com algumas dicas e truques que eu aprendi ao longo do caminho:

 

1. Desencane

Primeiro de tudo, não tente filtrar-se. A cada idéia que você tem, qualquer outra pessoa poderia ter.Tome notas, escreva sobre eles, desenhe de novo, descreva-os. Tire tudo da sua cabeça. Não pare e nem sequer tente filtrar pensamentos aparentemente sem relação ou idéias. Apenas deixe tudo isso, inicialmente.

 

2. Coloque-o no papel

A coisa mais fácil para gravar suas idéias é desenhá-las. Pegar uma folha de papel em branco e começar a desenhar. Faça todos os tipos de rabiscos e formas nesse papel e no lápis. Coloque-o ao lado tela. Dessa forma, você pode sempre olhar para ele enquanto o executa digitalmente, sacou?! Ou você mesmo pode escaneá-lo e usá-lo como um guia para o seu vetor.

 

3. Traduzi-lo literalmente

O que o logotipo significa? Será que ele se refere diretamente à alimentação? Será que ele transmite facilmente um café? Em seguida, projete num sentido literal primeiro. Se ele está relacionado à alimentação, desenhe um prato e utensílios… para um café, esboce uma silhueta de um café quente, por exemplo. Você vai finalmente pensar em outras idéias depois disso.

 

4. Leve em conta o simbolismo

Qual símbolo você quer associar ao nome dele? O ícone pode facilmente surgir na sua mente quando você ouve o seu nome? Que tipo de imagens que você imagina quando se pensa nessa marca ou empresa? Comece a escrever essas idéias, escolha a mais significativa e maiscompreensível e continue a mexer com ela, seja em papel ou diretamente em seu computador. Brinque com ela.

 

5. Cores associadas

Pense em cores quando se tenta resolver: uma imagem para um nome ou um logotipo para evocar um sentimento. A segurança pode ser associado com a cor azul, que também retrata inicialmente calma, um céu azul com uma silhueta de homem em uma posição de yoga sentado. Um nome feminino pode sugerir uma sensualidade suave da cor rosa, que também pode se traduzir em uma rosa ou uma vista lateral de uma mulher e por aí vai…

Tente jogar com os significados das cores e associar isso com o nome, e para isso você deve conhecer um pouco da influência das cores na comunicação (não se preocupe existem livros para isso!)

 

6. Pesquisa on-line

Caberia dizer somente pesquisa, pois o online hoje em dia é pleonasmo. Caso não saiba nem por onde começar? Comece a navegar na web e, em seguida, faça a pesquisa sobre o nome inicialmente. Basta digitá-lo e verificar as imagens que estão relacionadas a ela.

 

7. Confira outros logos

Procurar a marca do concorrente ou outros logos relevantes. Não que você está planejando roubar algumas de suas idéias, mas você pelo menos saber o que parece funcionar e o que não funciona. Você começa a entrar numa área complexa que são as estratégias de branding (mesmo que não queira ou não é o momento ainda!), mas não se preocupe com o posicionamento da marca ainda. Isso é trabalho para um futuro próximo. Você também pode apenas verificar outros logos que considera legais para esse assunto. Ele pode inspirá-lo a criar algo igualmente incrível, logo depois.

É claro que ter um conhecimento adequado em programas de design e softwares é necessário, mas o design gráfico começa com uma base sólida de uma idéia. Sem ele, você só vai começar a desenhar  em seu computador sem pensar, sem um foco ; o que pode ser um desperdício de tempo e esforço.

 

Para fecharmos este post quero aqui deixar algumas marcas famosas e suas evoluções:

logo_nike

 

logo_rederecord

 

logo_pepsi

 

logo_mastercard

 

logo_apple

 

Shared
No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>